O Colégio Dom Bosco foi fundado e inaugurado em março de 1997, a partir de um investimento entre dois sócios de uma empresa de informática. Ambos, oriundos do curso de Engenharia Elétrica do antigo CEFET-PR, atual UFTPR em Curitiba, escolheram Maringá como suas novas casas e decidiram que aqui realizariam o sonho em comum de investirem em um colégio. Nascia então a entidade mantenedora Colégio de Ensino Integrado Expressivo, Ensino Maternal, Pré-Escolar e de Primeiro Grau Ltda., cujo nome já previa em futuro próximo, a implantação do ensino de Primeiro Grau, atual Ensino Fundamental. A princípio, a entidade foi autorizada a funcionar apenas com a Educação Infantil. Entretanto, já no mesmo ano de sua fundação, foi solicitada a autorização para funcionamento das séries iniciais de 1ª a 4ª, sendo autorizada a partir do ano seguinte. As séries finais, de 5ª a 8ª, foram implantadas a partir do ano 2000, e, a partir do ano de 2003, o Ensino Médio passou a ser ofertado, completando assim, todas as grades curriculares estabelecidas pelo Ministério da Educação.

Dentro de sua proposta educacional e considerando o modo como o avanço tecnológico produz efeito sobre as crianças e jovens, a direção e a coordenação de ensino optaram por inovar a forma tradicional mantida até então, buscando agregar maior valor aos conteúdos lecionados. Assim, após um delicado e detalhado estudo, no ano de 2008 a entidade adotou o Sistema COC de Ensino como diferencial. O sistema possui material didático interdisciplinar, que integra o conhecimento entre as áreas de humanas, exatas e biológicas, de modo que a assimilação para o estudante seja mais clara e objetiva, mostrando a ele a importância individual e em conjunto que cada disciplina possui. Além de conteúdos interdisciplinares, o Sistema COC oferece um leque de tecnologias educacionais: Lousa Eletrônica; Plantão On-Line; Material Didático Impresso e Digital; Portal COC Educação®, sendo este uma ferramenta não apenas didática, mas também de interação direta entre alunos, professores e pais/responsáveis.

 

A implantação do Sistema COC exigiu um alto investimento em tecnologias dentro e fora das salas de aula, investimento esse compensado pelo auxílio na capacitação, reciclagem profissional e constante atualização de conhecimento de toda equipe docente, preparando-a para lecionar de forma dinâmica, sem perder a qualidade que nossos alunos merecem.

Educação Infantil – Resolução Nº 2.303/97, Diário Oficial de 07 de agosto de 1997;

Ensino Fundamental I – Resolução Nº 4.143/97, Diário Oficial de 09 de janeiro de 1998;

Ensino Fundamental II – Resolução Nº 486/00, Diário Oficial de 13 de abril de 2000;

Ensino Médio – Resolução Nº 311/04, Diário Oficial de 19 de fevereiro de 2004.

Missão

A Faculdade DOM BOSCO de Maringá tem por missão: desenvolver competências para formar pessoas dinâmicas, empreendedoras e confiantes, promovendo educação de qualidade, a investigação criativa, a interação social, formando profissionais cidadãos com conhecimento para superar obstáculos desenvolvendo uma sociedade mais justa e solidária.

Metas - Visão de Futuro

• Ser reconhecido como referência em educação através de resultados que compartilhem processos entre o velho e o novo, unindo saberes para melhoria do ensino e aprendizagem.

• Focar as competências no novo aluno, de uma nova era.

• Oferecer educação inovadora, fundamentada em processos dinâmicos, que promova a excelência humana, acadêmica e o desenvolvimento de uma sociedade justa, empreendedora e sustentável.

• Ser reconhecido como Instituição educacional de referência, inovadora em suas práticas e propostas pedagógicas e na formação de cidadãos críticos conscientes e empreendedor.

Fale pelo WhatsApp