O EM Colégio Dom Bosco de Maringá II – Ensino Médio, desenvolve o processo de ensino e aprendizagem por meio de metodologia específica, utilizando como material de apoio o sistema COC de educação e também outras fontes de pesquisa. A função da escola em proporcionar um conjunto de práticas preestabelecidas tem o propósito de contribuir para que os alunos se apropriem de conteúdos sociais e culturais de maneira crítica e formativa.
Em cada área de conhecimento, as orientações didáticas permeiam as explicações sobre o ensinar e o aprender, sobre os blocos de conteúdo ou eixos temáticos, uma vez que a opção de seleção de conteúdos para uma situação de ensino e aprendizagem é também determinada pelo enfoque didático da área.
Os temas transversais:
Ética, Saúde, Meio ambiente, Orientação Sexual, Trabalho e Consumo e Pluralidade Cultural serão trabalhados em cada área de conhecimento.
A aprendizagem significativa implica sempre alguma ousadia: diante do problema posto, o aluno precisa elaborar hipóteses e experimentá-las. Fatores e processos afetivos, motivacionais e relacionais são importantes neste momento. Os conhecimentos gerados na história pessoal e educativa tem um papel determinante na expectativa que o aluno tem da escola, do professor e de si mesmo, nas suas motivações e interesses, em seu auto-conceito e sua auto-estima. Assim como os significados construídos pelo aluno estão destinados a serem substituídos por outros no transcurso das atividades, as representações que o aluno tem de si e de seu processo de aprendizagem também.
É fundamental, portanto, que a intervenção educativa escolar propicie um desenvolvimento em direção à disponibilidade exigida pela aprendizagem significativa. Em síntese, não é a aprendizagem que deve se ajustar ao ensino, mas sim o ensino que deve potencializar a aprendizagem: é o ensino que tem a responsabilidade pelo diálogo com a aprendizagem. Se o objetivo agora não é só passar conteúdos, mas preparar – todos os alunos – para a vida na sociedade moderna, desenvolver competências nos alunos é a palavra de ordem da educação contemporânea. Para formar pessoas para a nova realidade social e do trabalho, o professor enfrenta o desafio de mudar sua postura frente à classe, ceder tempo de aula para atividades que integrem diversas disciplinas e estar disposto a aprender com a turma.
Considerando o caráter intencional da educação democrática, a mantenedora deste estabelecimento de ensino assume o compromisso de universalização do ensino que, atendendo aos interesses da maioria da população, visa formar homens críticos.
Conteúdo criado para garantir que o desenvolvimento do aluno ocorra de forma completa, aprofundada e eficiente, culminando com a aprendizagem que auxiliará nas aprovações nos melhores vestibulares do Brasil.