ENSINO

EDUCAÇÃO PERÍODO INTEGRAL
EDUCAÇÃO COMPLETA DESDE O PRIMEIRO CONTATO
COM A ESCOLA.
Benefícios duradouros
Eixos estruturantes ( interações e brincadeiras).
Organização curricular baseada nos cinco campos de experiência:
- O eu, o outro e o nós. (tem como foco possibilitar à criança interagir com seus pares, de forma empática, respeitosa e cooperativa, viabilizando experiências significativas que promovam a construção de um modo pessoal de agir, sentir e pensar.
- Corpo, gesto e movimento. ( neste campo a criança experimenta, da forma mais ampla possível, as possibilidades corporais como os sentidos, os gestos e os movimentos, desenvolvendo as praxias fina e grossa).
- Traços, sons, cores e formas. (tem como foco proporcionar à criança o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade e expressão pessoal - fazendo-a se apropriar da cultura e oferecendo-lhe meios de potencializar suas singularidades).
- Escuta, fala, pensamento e imaginação. (Neste campo de experiência, o contato com as múltiplas linguagens e o estímulo à sua exploração em contextos diferentes, permitem ampliar e enriquecer os recursos individuais de expressão e compreensão).
- Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações. (tem como foco proporcionar à criança situações que envolvem observação, manipulação, investigação, levantamento de hipóteses e outras ações. A criança amplia seus conhecimentos sobre o ambiente no qual está inserida).
OS CAMPOS DE EXPERIÊNCIA SÃO INTERLIGADOS EM TODAS ATIVIDADES
Exemplos de atividades: educação física, ciências da natureza, arte, inglês, educação socioemocional, estudos dirigidos, roda de conversa, oficina literária, jovem cientista, hora da história…
Contate-nos
EDUCAÇÃO INFANTIL
EDUCAÇÃO COMPLETA DESDE O PRIMEIRO CONTATO
COM A ESCOLA.
Benefícios duradouros
Além do ensino, a nossa educação é focada no desenvolvimento. Aqui no Dom Bosco cada aluno é tratado como um indivíduo, com suas habilidades e competências individuais, que podem e devem ser utilizados a favor do seu desenvolvimento.
AS CRIANÇAS APRENDEM ENQUANTO BRINCAM
Projetos como sala de aula interativa com bee bot, parque de areia, horta, espaço aquático, musicalização e quadros de giz e tinta permitem esse desenvolvimento. A psicomotricidade é trabalhada desde cedo, além do ensino bilíngue, que vem sendo implantado gradualmente, no processo Step by Step.
O colégio ainda oferece o ensino infantil em Período Integral, que permite mais acesso a diferentes atividades ao longo do dia, ajudando as crianças a explorarem novos horizontes para que se desenvolvam ainda melhor na segurança do ambiente escolar.
Contate-nos
ENSINO FUNDAMENTAL
OS ALUNOS COMO PROTAGONISTAS DO SEU PRÓPRIO DESENVOLVIMENTO
No nosso Ensino Fundamental, os alunos não são apenas receptores de conhecimento, mas peças fundamentais da sua própria educação. Aqui são trabalhados 4 pilares da Educação para o Século 21, caracterizados pela UNESCO.
APRENDER A CONHECER
Onde os alunos adquirem conhecimento e com conteúdos trabalhados em aula.
APRENDER A FAZER
O conhecimento teórico deve ser aliado da prática para que os alunos saibam como desenvolver as suas competências.
APRENDER A CONVIVER
No que diz respeito ao trabalho em grupo, às formas de colaboração e a percepção da interdependência.
APRENDER A SER
Os alunos também aprendem a agir, a tomar decisões com autonomia, discernimento e responsabilidade.
Com o Empreendedorismo e Projeto de Vida é possível preparar os alunos para lidar com a vida adulta de forma mais consciente e autônoma, trabalhando aspectos como autoestima, autoconhecimento, inteligência emocional, responsabilidade e respeito.
As disciplinas Lógica Computacional, Lógica Matemática, Lógica Filosófica e Lógica Argumentativa ajudam a desenvolver habilidades socioemocionais dos alunos, enquanto os ajudam até mesmo em métodos e técnicas de estudo.
INTERDISCIPLINARIDADE
Todo o conteúdo, independente da disciplina em que é trabalhado, interage com a vivência e a formação do aluno, permitindo uma educação realmente transformadora, onde o aluno entende o que aprende e sabe como aplicar o conhecimento adquirido em diferentes áreas.
A
Avaliação Formativa é parte importante desse processo. Através dela, é possível analisar o ensino de forma mais direta e individual, como ele chega em cada aluno e como é assimilado, para que o ensino possa ser adaptado em busca do método ideal para o desenvolvimento de cada aluno.
ÚNICO COLÉGIO DO SUL DO BRASIL COM MEDALHA DE BRONZE NA
International Biology Olympiad 2016, disputada no Vietnã.

Aqui no Dom Bosco, os alunos também são incentivados a participar de Olimpíadas Educacionais, que ajudam a desenvolver habilidades e expandir o currículo. Além disso, o colégio já conta com diversas medalhas conquistadas pelos alunos, de forma individual e coletiva, que hoje comprovam o nosso ensino de qualidade e participativo.
Contate-nos
ENSINO MÉDIO
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
PARA O DESENVOLVIMENTO, PARA O VESTIBULAR, PARA VIDA.
No Colégio DOM Bosco os alunos têm acesso a uma formação de excelência, composta por competências e habilidades previstas na Base Nacional Curricular (BNCC).
Além disso, com o Novo Ensino Médio, os alunos também podem explorar ainda mais conteúdos ao escolher o itinerários formativos de acordo com a área em que pretendem aprofundar seus conhecimentos:
- Linguagens e suas tecnologias;
- Matemática e suas tecnologias;
- Ciências da natureza e suas tecnologias;
- Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.
Nossos Índices de Aprovação são dados que comprovam os resultados de uma aprendizagem significativa.
- 1 a cada 3 alunos aprovados em Medicina na UEM
- 1 em cada 2 aprovados em
Universidades Estaduais e Federais.
COM A PREPARAÇÃO IDEAL, OS ALUNOS PODEM ALCANÇAR OS SEUS MAIORES SONHOS.
Contate-nos
CURSINHO PRÉ VESTIBULAR
A CONCORRÊNCIA PODE SER ALTA, MAS QUEM SE PREPARA GARANTE SEU LUGAR
NAS MELHORES UNIVERSIDADES.
O que os alunos aprendem no colégio é a base de toda a educação, mas quando os alunos concluem esta fase, ainda existe um mundo repleto de possibilidades esperando por eles. Para isso, eles precisam estar preparados.
Cursinho Extensivo Pré-Vestibular
Os alunos se preparam durante o ano inteiro, com conteúdos específicos para os vestibulares e dicas para aplicar os conhecimentos adquiridos nas provas. Independentemente da concorrência, quando os alunos se dedicam e contam com o apoio da melhor equipe, os resultados podem ir além do esperado.
Curso Preparatório PAS/UEM
Um curso específico com foco no PAS da Universidade Estadual de Maringá onde os alunos podem rever os conteúdos, testar os seus conhecimentos e fazer simulados enquanto são acompanhados de perto, para que consigam o máximo de aproveitamento.
Contate-nos
ENSINO BILINGUE
ASSEGURAMOS O DESENVOLVIMENTO GRADATIVO DA LÍNGUA INGLESA DE FORMA NATURAL.
A proposta pedagógica da Formação Bilíngue para os alunos do Colégio Dom Bosco é de assegurar o desenvolvimento gradativo da língua inglesa de forma natural, ocorrendo dentro de um processo de imersão por meio do qual os alunos aprendem as 4 habilidades ( ler, escrever, falar e ouvir) assim como o pensar em Inglês.
O Colégio Dom Bosco acredita que ser bilíngue vai muito além do ensino de outra língua, significa usá-la para determinados fins, por meio da língua também agimos no mundo. Temos como principal objetivo olhar para além da estrutura, do vocabulário e perceber que língua e cultura não estão separadas: a língua carrega marcas culturais diversas que vão além de simplesmente “saber dizer”.